A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) anunciou, na terça-feira (11), a abertura de 60 vagas para estudantes de baixa renda interessados em cursar Medicina em Cuba.
A iniciativa faz parte de um programa que busca formar profissionais comprometidos com o fortalecimento da saúde pública, especialmente em comunidades rurais e regiões de difícil acesso.
As inscrições estarão abertas entre os dias 17 e 21 de novembro, exclusivamente pela internet. Podem se candidatar brasileiros de baixa renda, preferencialmente residentes em áreas rurais da Bahia, que tenham histórico de engajamento em movimentos sociais.
O programa garante arcar com os custos da matrícula e mensalidades; hospedagem e alimentação; seguro saúde; passagens aéreas de ida e volta; material didático essencial é uma bolsa mensal para despesas pessoais.
Como contrapartida, os estudantes que concluírem a formação deverão atuar por pelo menos dois anos em áreas rurais da Bahia, reforçando o atendimento em locais com escassez de médicos e contribuindo para a redução das desigualdades no acesso à saúde.
euclidesdacunha.com.br / Cláudia Xavier






